Jesus Cristo Joseval Oliveira

Ministério de Jesus no Mar da Galileia

Galileia é uma região situada ao norte de Israel, conhecida por grandes milagres. Jesus viveu na província cerca de 30 anos, principalmente nas cidades de Nazaré e Carfanaum. Ele percorria por toda a região pregando o evangelho, ensinando nas sinagogas e curando enfermidades do povo.

O mar da Galileia, também conhecido como mar de Tiberíades ou lago de Genesaré (em hebraico: יָם כִּנֶּרֶת, Loudspeaker.svg? Yam Kinneret; em árabe: بحيرة طبريا), é um extenso lago de água doce localizado no Distrito Norte de Israel. É o maior lago do país e tem comprimento máximo de cerca de 19 quilômetros e largura máxima de cerca de 13 km, sendo que sua área total abrange 166,7 km².[1] O seu afluente principal é o rio Jordão, que vem do monte Hérmon e de Cesareia de Filipe, e que é também o seu efluente, seguindo depois para o mar Morto.

O mar da Galileia fica a 213 metros abaixo do nível do mar Mediterrâneo e é considerado um mar isolado por não ter nenhuma ligação com outros mares ou oceanos. Nos tempos do Novo Testamento, ficavam nas suas costas a cidade de Tiberíades — fundada por Herodes Antipas ao tempo da infância de Jesus —, Cafarnaum, Betsaida, Genesaré e Magdala, entre outras. Hoje Tiberíades é a localidade principal nas margens do lago. A nordeste deste lago ficam os colinas de Golã.

Era cristã

Segundo a Bíblia, grande parte do ministério de Jesus decorreu nas margens do lago de Genesaré. Naqueles tempos, havia uma faixa de povoamentos à volta do lago e muito comércio e transporte por barco. No entanto, sabe-se que a Galileia era uma região mais pobre do que a Judeia, de modo que a população do local atravessava momentos difíceis durante o primeiro século da era comum.

Os evangelhos de Marcos (Marcos 1:14-20) e Mateus (Mateus 4:18-22) descrevem como Jesus recrutou quatro dos seus apóstolos nas margens do lago de Genesaré: o pescador Pedro e seu irmão André, e os irmãos João e Tiago.

Um famoso episódio evangélico, o Sermão da Montanha, teve lugar numa colina com vista para o lago e muitos dos milagres de Jesus também aconteceram aqui: caminhada pela água, acalmar uma tempestade, alimentar cinco mil pessoas e muitos outros.

No século II

No ano 135, os judeus foram derrotados na terceira guerra judaico-romana, também chamada revolta de Barcoquebas. Os romanos responderam com o exílio forçado de todos os judeus de Jerusalém. O centro da cultura judaica passou então a ser esta região do Quineret, particularmente a cidade de Tiberíades. Foi provavelmente nesta região que o chamado “Talmude de Jerusalém” foi compilado.

Na atualidade

Com as invasões dos árabes e a longa ocupação dos turcos otomanos na região que durou até ao fim da Primeira Guerra Mundial, a Galileia bíblica foi praticamente toda destruída, de modo que restaram apenas algumas ruínas das antigas cidades que ficavam nas proximidades do lago, hoje muito visitadas pelos turistas em Israel.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Mar_da_Galileia

Alguns dos milagres realizados por Jesus nas proximidades do mar da Galileia

  • Transformação da água em vinho (1º Milagre de Jesus): João 2: 5 a 10
  • A pesca maravilhosa: Lucas 5. 4 a 6
  • A cura do filho de um oficial do rei: João 4. 47 a 51
  • Cura da sogra de Pedro: Marcos 1. 29-31
  • Ressurreição do filho da viúva de Naim: Lucas 7. 11 a 16
  • Jesus acalma a tempestade: Mateus 8. 23 a 27
  • Multiplicação dos pães e peixes: Mateus 14. 19 a 20
  • Jesus andou sobre as águas: João 6. 16 a 21

Imagem extraída da internet sem quaisquer fins de propriedade particular

Sobre o autor | Website

Saiba mais sobre o autor

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.