Jesus Cristo Joseval Oliveira

CORAGEM! JESUS VOLTARÁ!!

O que significa Escatologia? Escatologia significa “Doutrina das Últimas Coisas” e, portanto, tem como objetivo o estudo das profecias concernentes ao fim desta era e a volta de Cristo. Há diferentes correntes de interpretação (hermêneutica bíblica) sobre o assunto, o que coloca os cristãos em três grandes grupos: Pré-milenistas, pós milenistas e amilenistas. Biblicamente, cremos, que haverá um fim e, que o mesmo é um desenrolar da história onde Cristo é o Centro e o Senhor de tudo.

O que significa a expressão “os últimos dias”? “Os últimos dias” – uma expressão bíblica – caracterizam os tempos entre a primeira e segunda vinda. Eles envolvem os seguintes acontecimentos: encarnação, crucificação, ressurreição, ascenção, derramamento do Espírito Santo (pentecostes), a expanção missionária, os sinais da volta de Cristo, a grande tribulação, a volta visível de Cristo em poder e grande glória, o arrebatamento da igreja, a ressurreição dos mortos, o juízo final e os novos céus e nova terra.

Como será a segunda vinda de Cristo? Virá como ladrão. Será visível, pessoal, corporal e virá subitamente! E é iminente do ponto de vista profético. E está próxima do ponto de vista histórico.

Haverá um milênio literal? Em Apocalipse 20 aparece uma expressão em que o diabo é preso por mil anos e os santos reinam com Cristo por mil anos. Será um milênio literal?! Os cristãos divergem quanto a interpretação deste texto, daí os pré-milenistas, pós-milenistas e amilenistas. Alguns acreditam que haverá um milênio literal. Outros, não aceitam bem esta intepretação, pois, consideram que não existe uma sólida base de hermenêutica bíblica sobre este assunto e, que o livro de Apocalipse não pode ser interpretado de modo literal em tudo. Ele é um livro cheio de simbolismos. A igreja Presbiteriana do Brasil, compreende que os mil anos são simbólicos e sinônimo dos últimos tempos: O período entre a primeira e segunda vinda: o período que nós estamos vivendo.

O que significa Satanás será amarrado por 1000 anos? Se amarrado for intepretado como literalmente que ele não está fazendo nada, então, o diabo está com uma corrente muito grande. Satanás está vivo e ativo no planeta terra. Mas vivemos o “já e o ainda não”. Isto é, os sinais do Reino e da Vitória de Cristo “já” estão entre nós, “mas ainda não” em plenitude. Satanás já foi derrotado na cruz, mais ainda não foi manifesta sua derrota final, conforme está escrito em Apocalipse 20.10. Amarrado, pois deve ser interpretado como impedido.

Satanás, já foi derrotado na Cruz, está impedido de cegar e de bloquear o crescimento da pregação do Evangelho. Por isso vivemos tempos em que o Evangelho segue crescendo em todo o mundo. Mesmo nas pequenas ilhas e pequenos povos a pregação do Evangelho segue avante. O Evangelho de Cristo segue triunfando. E períodos de reavivamento alcança o povo de Deus. Como vivemos o “já” e o “ainda não” somos biblicamente orientados para “resistir ao diabo”. Revestir da armadura de Deus e enfrentar firmemente a batalha espiritual. Devemos resistir, repreender, amarrar e expulsar os demônios. A derrota final do diabo e seus anjos malignos será vista e conhecida por todos na gloriosa volta de nosso Senhor Jesus Cristo.

Quem é o anti-Cristo? A Bíblia fala de anti-cristos e Anti-Cristo. Anti não significa apenas contra Cristo, mas também aquele que se coloca em lugar de Cristo. Toda pessoa, líder político, líder religioso que se coloca contra Cristo ou em lugar de Cristo é um anti-Cristo. E haverá uma figura, um poder maior que encarnará esta plena oposição a Cristo.

A igreja passará pela grande tribulação? A igreja em toda história sempre enfrentou, enfrenta e enfrentará tribullações. Haverá, segundo as Escrituras, uma grande tribulação. A igreja terá que enfrenta-la e a enfrentará corajosamente. A tribulação também purifica a igreja, mas o Senhor intervirá libertando e salvando o Seu povo.

Haverá o arrebatamento? Claro que haverá. Será no dia da volta do Senhor. Certamente é um acontecimento glorioso, esperado por todos os crentes em todas as épocas da fé cristã. Ele dirá: “vinde benditos do meu Pai”. Lembrando que o Senhor disse que Ele virá como ladrão. Não sabemos nem o dia nem a hora.

E os sinais da sua vinda? Os sinais da sua vinda descritos em Mateus 24 sempre podem ser vistos na história humana. Eles indicam que estamos vivendo os últimos dias e o propósito dos sinais é alertar cada crente, e a igreja como um todo, para vigiar e esperar a volta de Cristo.

Como a igreja deve esperar a volta de Cristo? A igreja deve esperar a volta de Cristo em santidade e vigilância, crescendo na graça e no conhecimento de nosso Senhor. Deve ser missionária e procurar espalhar o Evangelho de Cristo em todas as nações. E chamar a todos, urgentemente, a renderem suas vidas a Cristo.

“Respondeu-lhes: Não vos compete conhecer tempos ou épocas que o Pai reservou pela sua exclusiva autoridade; mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra.” (Atos 1.7,8). “Esperando e apressando a vinda do Dia de Deus, por causa do qual os céus, incendiados, serão desfeitos, e os elementos abrasados se derreterão”. (2 Pedro 3.12). “Apressando”!!!

Se podemos fazer isto, porque não?

Pr. Jeremias Pereira – http://oitavaigreja.com.br/coragem-jesus-voltara/

Imagem extraída da internet sem fins de propriedade particular

Sobre o autor | Website

Saiba mais sobre o autor

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.